PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2017-06-22

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias

De acordo com o estudo de intenção de férias desenvolvido pelo IPDT com o apoio da Soltrópico, 82 por cento dos portugueses vão fazer férias fora de casa no período de junho a setembro deste ano, o que representa um acréscimo de 5 por cento face às intenções de férias apuradas em igual período de 2016.

 

Segundo o inquérito do IPDT, cerca de 29 por cento dos inquiridos declarou que ainda não fez reserva das férias, o que, segundo o Presidente do IPDT, António Jorge Costa, pode representar uma “boa oportunidade para os operadores turísticos”.

 

O presidente do IPDT referiu ainda que “a expectativa para o gozo de férias é muito positiva, com o Algarve, de novo, a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca os destinos nacionais no topo das preferências para 61 por cento dos inquiridos”. Dos que optam por viajar para o exterior, 14 por cento elegem Espanha como destino.

 

Como motivação principal para a viagem, os inquiridos apontam o sol e mar (53 por cento), seguindo-se a natureza (13 por cento), que ultrapassa a cultura, em relação aos dados obtidos no ano passado.

 

Quanto ao alojamento, os hotéis de 4 estrelas são a opção preferida por 19 por cento dos inquiridos, no que toca à hotelaria tradicional. No entanto, a maioria dos turistas opta pelo alojamento particular ou gratuito, sobretudo a casa alugada ou de familiares e amigos (38 por cento)

 

O estudo indica ainda que 64 por cento das intenções de férias estão concentradas em estadas até 7 noites, sendo que a maioria continua a preferir o mês de agosto para gozar férias.

 

Estima-se que cada turista gaste, em média, 436€ nas férias de verão, a que corresponde um gasto unitário por noite de 54€, um consumo semelhante ao de 2016. Os residentes no Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Porto são também os que apresentam maior propensão para o gozo de férias no verão de 2017.

 

O estudo desenvolvido pelo IPDT revela a intenção de férias dos portugueses, com base em 427 questionários, recolhidos entre os dias 19 de maio e 4 de junho de 2017.

 

Adquirir estudo

OUTRAS NOTÍCIAS
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JÁ TEM PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING PARA O TURISMO
2018-02-28

Presidente do IPDT, consultor do projeto, apresenta a estratégia no dia 1 de março no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa.

9 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS ESTE ANO
2018-01-26

Estudo do IPDT revela que o número de portugueses com intenção de gozar férias este ano é superior a 2017

PORTUGUESES VÃO GASTAR MAIS NAS FÉRIAS DE NATAL E FIM-DE-ANO
2017-12-13

Maioria goza férias em território nacional mas trinta e quatro por cento dos turistas portugueses têm como destino o exterior do país

 
TURISTAS QUE VISITAM O PORTO E NORTE PARTILHAM CADA VEZ MAIS NA INTERNET
2017-12-05

Estudo do IPDT revela ainda que os turistas que visitaram a região gastaram, em média, mais 51 euros que em 2016

 
Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: